Faz Mal Dormir com os Cabelos Molhados?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mesmo sendo bastante comum, em especial entre as mulheres, dormir com os cabelos molhados ainda é um costume que divide opiniões. Pois, ainda existe a crendice de que isso não é um bom hábito. Aliás, quem nunca ouviu, seja da mãe ou avó, que isso poderia causar algum problema de saúde?
A verdade é que o mito de dormir com o cabelos molhados faria mal a saúde ainda é controverso dentro da área médica. Alguns especialistas afirmam que o hábito não oferece nenhum risco, com a alegação de que o tempo que o cabelo leva para secar seria o mesmo com a pessoa dormindo ou acordada.

Porém, do outro lado estão os dermatologistas e muitos cabeleireiros que desaconselham a prática, que poderia ser prejudicial tanto para a saúde, com o risco de um resfriado ou uma constipação, por exemplo, como para os próprios cabelos, uma vez que podem ser porta aberta para adquirir fungos. Isso acontece porque os microorganismos normais do couro cabeludo podem se multiplicar mais rapidamente ao deixar a cabeça úmida por longos períodos. Sendo assim, esses microorganismos se proliferam rapidamente na presença de água e podem favorecer o aparecimento de caspa, coceira e micose.

Dormir com os cabelos molhados não faz com que os fios apodreçam, porém os deixam mais frágeis, devido ao atrito com a fronha do travesseiro, que pode quebrar e danificar os fios de cabelo. Pois a umidade no couro cabeludo é propícia ao aparecimento de bactérias, resultando até mesmo na queda do cabelo.
Portanto, dormir com os cabelos molhados não faz mal a saúde em geral, mas, sim, a das madeixas. Para garantir sempre a saúde e beleza dos cabelos, é necessário deixá-los respirar e dormir com ele seco. Após o banho, em especial o noturno, e se decidir molhar os fios, o ideal é secar o cabelo com uma toalha ou com a ajuda de um secador, em temperatura moderada.

Por Malanny Serejo

0 comentários:

Postar um comentário